Tipos de pesquisas


Pesquisa Quantitativa

 

É um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de …

 

A metodologia quantitativa, de modo geral, é a mais utilizada em pesquisas de mercado e opinião pública. Permite mensurar opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes, através de uma amostra que represente a população de forma estatisticamente comprovada.

 

Geralmente a técnica de utilização deste tipo de pesquisa pressupõe questionários pré-elaborados, com perguntas geralmente fechadas, isto é, que admitem respostas alternativas preestabelecidas, ou abertas, ou seja, que podem ser codificadas posteriormente.

 

Em toda pesquisa quantitativa é necessário calcular a margem de erro para o grau de confiança que se pretende. Assim, o cliente pode tomar as suas decisões com a segurança desejada.

 

Através da pesquisa quantitativa, é possível analisar como um determinado segmento da população vai reagir a um produto ou fenômeno, com base nas respostas da amostra populacional escolhida. Ao contrário da qualitativa, esta técnica não é apropriada para compreender “porquês” ou para analisar temas em profundidade.

 

Pesquisa Qualitativa

 

Leia Mais Notícias

Você votaria em Danilo Gentili para Presidente do Brasil?

Você votaria em Danilo Gentili para Presidente do Brasil?