Portal de Cianorte comenta a pesquisa Retratos da Leitura realizada pela Paraná Pesquisas sobre a forma e a maneira como os paranaenses lêem


Os paranaenses, que leem 8,53 livros per capita ao ano, encontram prazer na atividade, e preferem a casa às bibliotecas ou a qualquer outro espaço para sorver ideias e informações. Esses e outros dados podem ser conferidos na pesquisa Retratos da Leitura no Paraná, projeto realizado em parceria pela Gazeta do Povo, Posigraf (gráfica do grupo Positivo), Paraná Pesquisas e Marcelo Almeida.

 

A pesquisa, realizada entre 3 a 10 de maio do ano passado, a partir de 2 mil entrevistas, reproduz uma metodologia já adotada, anteriormente, pelo Instituto Pró-Livro em âmbito nacional e, de acordo com os responsáveis pelo projeto, os números do Pa­ra­ná são, em muitos pontos, similares aos que dizem respeito à realidade brasileira – confira os dados no quadro ao lado. “O resultado não é animador. Afinal, livro e leitura não são valorizados no Brasil nem no Paraná. A pesquisa faz essa constatação, não é ‘achômetro’. O grande desafio, a partir de agora, será desenvolver a leitura no estado”, afirma Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas.

 

Leia Mais Notícias