Mulheres têm as mesmas ambições que homens por cargos de liderança, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half em parceria com o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) revelou que mulheres e homens têm as mesmas ambições quanto a alcançar cargos de liderança.

A pesquisa comparou as motivações entre entrevistados e entrevistadas em uma média que vai de 1 a 7. Em todos os níveis hierárquicos, os resultados foram próximos. Entre os colaboradores individuais, os homens tiveram uma média de motivação de 4,4 e as mulheres de 4,5. Entre os líderes de equipe, os números vão para 5,1 e 5, respectivamente. Para os líderes de líderes, os resultados são de 5,4 e 5,3. Para os líderes de áreas funcionais, os números ficam em 5,56 e 5,24. Entre os líderes de negócios, homens tem uma média de motivação de 5,49 e mulheres de 5.

Durante a carreira, tanto homens quanto mulheres enfrentam dois principais medos ao ascender: o de falhar e não ter competência suficiente e a preocupação quanto ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Esse resultado quebra o mito de que a pouca quantidade de mulheres em cargos é resultado da falta de motivação. Entre os líderes de equipe, eles são 66% enquanto as mulheres são 33%. Quando os cargos são ainda mais altos, ou seja, entre os líderes de líderes, a diferença é mais discrepante: os homens representam 89% e as mulheres 11%.

Para tomar novos rumos, ouvir e analisar as necessidades dos envolvidos pode ajudar. Assim, é possível criar um ambiente organizacional mais acolhedor e promover cada vez mais equidade. “É visível que as empresas estão preocupadas com a igualdade de gênero e que reconhecem seus benefícios, mas não podemos negar que ainda faltam políticas específicas para essa questão no ambiente corporativo”, diz Maria Sartori, diretora associada da Robert Half. 

Fonte: Forbes

Foto: O Retalho

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Destaque

Paraná Pesquisas divulga Pesquisa no Estado de Pernambuco – Registro TSE -n.º BR-03176/2022- Situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal.– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado de Minas Gerais- Registro TSE n.º MG 04957 2022 -Situação eleitoral para os Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado de Pernambuco- Registro TSE n.º PE 04682 2022-Situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado do Ceará- Registro TSE n.º BR-01705/2022-Situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal – Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa Nacional contratada pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda– Registro TSE -BR-09280/2022- Situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e Avaliação da administração Federal – Maio/2022.

Pesquisas

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado do Ceará- Registro TSE n.º CE-06551/2022 -Situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual- Maio/2022.

Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr.(a) NÃO votaria de jeito nenhum?