IR 2022: segurados do INSS podem acessar rendimentos

Aposentados, pensionistas e segurados do INSS que precisam ter acesso ao informe de rendimentos de benefícios, poderão realizar o processo de maneira online. O documento, necessário na declaração do imposto de renda, pode ser acessado tanto pelo site Meu INSS quanto pelo aplicativo.

Também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, o informe de rendimentos do INSS é um documento oficial emitido pelo Instituto que contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários da previdência pública, como aposentados e pensionistas.

Além de informar o Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte durante o último ano. É o demonstrativo que comprova o recebimento adequado de benefícios durante o ano base.

Como acessar o rendimento pelo site?

Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/#/login

Clique em “Entrar com gov.br”

Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha.

Verifique os benefícios ativos.

Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”,

Nesta aba clique em “Ver Mais”.

Clique no ícone do “Leão” com a frase “Extrato do Imposto de Renda”

Com a página do “Extrato do Imposto de Renda” aberta, escolha o ano-calendário, que nada mais é o período que o beneficiário deseja obter o extrato do rendimento dos benefícios. Por exemplo, para a prestação de contas realizada em 2022, o ano base é o 2021. Para o IR do ano passado o ano base foi o de 2020 e assim por diante.

Após selecionar o ano base, clique no benefício que deseja acessar o extrato. O documento gerado conterá dados como “Fonte pagadora”, “Rendimentos Tributáveis”, “Dedução, Imposto Retina Fonte” e “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”. O extrato poderá ser salvo em PDF.

Como acessar pelo aplicativo?

Pelo aplicativo o caminho é semelhante. Após baixar o app do “Meu Inss”, acesse utilizando o mesmo login Gov.br exigido pelo site, desça a tela, clique na aba “Outros Serviços” e depois em “Extrato de Imposto de Renda”. Como site, insira o ano base e o benefício para obter o extrato.

Fonte: Yahoo

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Destaque

Paraná Pesquisas divulga Pesquisa no Estado de Pernambuco – Registro TSE -n.º BR-03176/2022- Situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal.– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado de Minas Gerais- Registro TSE n.º MG 04957 2022 -Situação eleitoral para os Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado de Pernambuco- Registro TSE n.º PE 04682 2022-Situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado do Ceará- Registro TSE n.º BR-01705/2022-Situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal – Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa Nacional contratada pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda– Registro TSE -BR-09280/2022- Situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e Avaliação da administração Federal – Maio/2022.

Pesquisas

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado do Ceará- Registro TSE n.º CE-06551/2022 -Situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual- Maio/2022.

Em sua opinião,independente de quem o sr(a) for votar,quem vai ganhar as próximas eleições para Presidente?