Instituto Ideia, Instituto Ver e IBOP divulgam nesta quinta-feira (24) pesquisas eleitorais

O Instituto Ideia vai publicar uma pesquisa eleitoral nacional no dia 24 financiada pelo próprio Instituto e registrada no TSE BR-05955/2022.

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do em todo o país.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Representativo do eleitorado da área em estudo selecionado por amostragem através do método de probabilidade proporcional ao tamanho (PPT), considerando a população com 16 anos ou mais residente na localidade pesquisada em função das seguintes variáveis: Gênero: Masculino:47%; Feminino: 53%; Grupos de idade: 16-24: 13%; 25-34: 21%; 35-44: 21%; 45-59: 25%; 60 anos e mais: 20%; Nível de escolaridade: Sem instrução: 11%; Fundamental: 30%; Médio: 42% e Superior: 14%. NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente Ativo: 70% Não Economicamente Ativo: 30%. Ponderação dos resultados: Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). Margem de Erro: A margem de erro máxima estimada é de 3% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%. FONTE DOS DADOS: As proporções das variáveis são definidas a partir das pesquisas PNAD 2021 e Censo 2010/IBGE, TSE 2021.

Confira o questionário completo da pesquisa:

Instituto Ver, contratado pela Rádio Itatiaia, também vai divulgar no mesmo dia pesquisa realizada no estado de Minas Gerais registrada no TSE (BR-07987/2022).

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa de opinião quantitativa (surveys), que consiste na realização de entrevistas presenciais, domiciliares, mediante questionário estruturado e de uma amostra representativa da população eleitora de 16 anos ou mais no estado de Minas Gerais, os questionários são aplicados por profissionais treinados para o tipo de pesquisa em questão.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

A amostra para o estado de Minas Gerais (3.000 entrevistas) é representativa dos eleitores de 16 anos ou mais residentes em todas as Mesorregiões do estado, sendo assim desenhada em três etapas. Considerando o tamanho de cada uma das Mesorregiões do estado de Minas Gerais, na primeira etapa do desenho amostral, é realizado um sorteio probabilístico de municípios que comporão a amostra por meio do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho de suas populações votantes acima de 16 anos. Na segunda etapa, em cada um dos municípios sorteados para compor a amostra é realizado um sorteio probabilístico sistemático de setores censitários a serem visitados pelos entrevistadores. Na terceira etapa, são selecionados domicílios e pessoas a serem entrevistadas utilizando-se cotas amostrais proporcionais a variáveis significativas, a saber sexo, faixa etária e escolaridade. O perfil da amostra, definido pelas cotas previstas, é o seguinte: SEXO: Masculino (48%); Feminino (52%). IDADE: 16-24 anos (12%); 25-34 anos (20%); 35-44 anos (20%); 45-59 anos (25%); 60 ou mais (23%). ESCOLARIDADE/INSTRUÇÃO: Até Fundamental completo (52%); Ensino médio incompleto ou completo (32%); Ensino superior incompleto ou completo (16%). RENDA FAMILIAR: Até 2 salários-mínimos (36%); mais de 2 a 5 salários-mínimos (39%); acima de 5 salários-mínimos (25%) Conforme dados fornecidos por: TSE-Tribunal Superior Eleitoral – 2022; IBGE-PNADC 2020. Está prevista eventual ponderação da amostra para correção das variáveis sexo, idade e escolaridade com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças de mais de três pontos percentuais entre os percentuais previstos na amostra e a coleta de dados realizada. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima prevista, baseada em uma amostra aleatória simples (AAS), é de cerca de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra.

Confira o questionário completo da pesquisa:

O Instituto Pesquisas IBOP vai divulgar nesta quinta-feira (24) uma pesquisa presidencial realizada no estado de Santa Catarina financiada pelo próprio Instituto. A pesquisa foi registrada no TSE pelo número BR-07987/2022.

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa, telefônica, através de entrevistas a pessoas às quais é aplicado um questionário estruturado. Essas pessoas constituem uma amostra representativa dos eleitores do estado de Santa Catarina com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou no trabalho) e a telefone celular. As entrevistas serão realizadas por equipes de pesquisadores, com bastante experiência nesse tipo de trabalho, e especialmente treinados para esta pesquisa. Com base no eleitorado atual divulgado (Geração em 01/12/2021) no site do TSE para Santa Catarina, onde são identificados 5.134.124 eleitores que se declararam entre as faixas etárias: 16 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45 a 59 anos, Acima de 60 anos, em algum dos gêneros Masculino e Feminino, em algum dos seguintes graus de escolaridade tratados para este estudo: Ensino Fundamental Incompleto e Completo, Ensino Médio Incompleto e Completo, Ensino Superior Incompleto e Completo. (Posteriormente pode-se agregar esses níveis para Ensino Básico Incompleto – aqueles que não completaram o Ensino Médio – e Ensino Básico Completo – aqueles que têm o Ensino Médio completo ou algum nível do Ensino Superior.), o estudo apresenta uma amostra representativa do eleitorado do estado de Santa Catarina. A seleção da amostra é feita em três etapas: 1. Na primeira etapa realiza-se um sorteio probabilístico das Associações que integram como Mesorregiões do estudo. A seleção da amostra de mesorregiões se dá através da utilização do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção; 2. Na segunda etapa, em cada mesorregião selecionada são sorteados, novamente pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), os municípios em que as entrevistas ocorrerão; 3. Na terceira e última etapa, a seleção do entrevistado dentro da localidade será feita utilizando-se a coleta de informação por quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: a. Gênero: Masculino – 48%; Feminino – 52%; b. Faixas Etárias: Entre 16 e 24 anos: 11%; Entre 25 e 34 anos: 19%; Entre 35 e 44 anos: 20%; Entre 45 e 59 anos: 27%; com 60 anos ou mais: 23%; c. Escolaridade: De analfabeto à Ensino Médio: 71%; Ensino Superior completo ou incompleto: 29%; d. Nível Econômico: Economicamente Ativo: 73%; Não Economicamente Ativo: 27%;

Confira o questionário completo da pesquisa:

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