Autoteste de covid: veja como vai funcionar o produto autorizado pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro autoteste para diagnosticar a covid-19 no Brasil: o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos Hospitalares e Odontológicos.

Este autoteste foi aprovado para uso com amostra de swab nasal — uma espécie de cotonete nas vias aéreas — não profunda. O resultado do exame fica pronto em até 15 ministros.

Ao comprar o produto, a pessoa é quem realiza todas as etapas da testagem, ou seja, não precisa de ajuda de um profissional de saúde: faz a coleta da amostra e interpreta do resultado.

Com o produto em mãos, será possível seguir as instruções de uso que, de acordo com a agência reguladora, terá linguagem simples e figuras ilustrativas.

Anvisa recomenda:

Usar o produto entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo;

Caso não tenha sintomas, mas teve contato com alguém que testou positivo para a covid-19, aguarde cinco dias antes de usá-lo.

Tanto a agência reguladora quanto a empresa CPMH afirmam que o autoteste funciona como uma espécie de triagem, isto é, não define um diagnóstico e não se trata de um atestado médico.

Assim, caso o resultado dê positivo, a pessoa deverá procurar atendimento médico para que um profissional confirme o diagnóstico e dê orientações.

Em nota, a CPMH informou que nos próximos dias vai fornecer o autoteste para as principais redes de farmácias, lojas de artigos médicos e e-commerce. Ainda não foi divulgado o valor do produto.

Aprovação do produto

De acordo com a Anvisa, a avaliação do pedido de registro pela agência demorou 16 dias. Foram analisados requisitos técnicos, como a usabilidade e o gerenciamento de risco.

Em comunicado, a Anvisa informou ainda que o produto atendeu aos critérios técnicos definidos por ela, além de ter o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.

Fonte: Yahoo Notícias

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Destaque

Paraná Pesquisas divulga Pesquisa no Estado de Pernambuco – Registro TSE -n.º BR-03176/2022- Situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal.– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado de Minas Gerais- Registro TSE n.º MG 04957 2022 -Situação eleitoral para os Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado de Pernambuco- Registro TSE n.º PE 04682 2022-Situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual– Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado do Ceará- Registro TSE n.º BR-01705/2022-Situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal – Maio/2022.

Destaque

Paraná Pesquisas divulga pesquisa Nacional contratada pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda– Registro TSE -BR-09280/2022- Situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e Avaliação da administração Federal – Maio/2022.

Pesquisas

Paraná Pesquisas divulga pesquisa realizada no Estado do Ceará- Registro TSE n.º CE-06551/2022 -Situação eleitoral para o Executivo Estadual e Legislativo Federal e avaliação da administração Estadual- Maio/2022.

Em sua opinião,independente de quem o sr(a) for votar, quem vai ganhar as próximas eleições para Presidente?